sexta-feira, 24 de maio de 2013

Trabalho Interdisciplinar

Trabalho realizado com alfabeto manual para alunos ouvintes e aluno Surdo fazendo parte de uma sala de aula do Ensino fundamental I.
O trabalho tem o intuito de desenvolver o respeito pelo outro, utilizando-se da interdisciplinaridade.

TITULO: Conhecendo melhor o nosso corpo



PÚBLICO ALVO: Crianças de oito ou nove anos do 3° ano do Ensino fundamental I.
Duração: Um mês com duas aulas semanais de 30 minutos de duração cada aula.
Objetivos: Conhecer melhor o próprio corpo e suas funções, respeitar as diferenças e limites.
•Descobrir as partes do corpo humano, e suas capacidades de movimentos, funções e sentidos.      
•Reconhecer a importância de cuidar do próprio corpo através da higiene corporal e mental para o bem estar.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Ciências, Português, Matemática, Educação Física Artes.
JUSTIFICATIVA: Este projeto tem o intuito de possibilitar através do conhecimento de seu próprio corpo desenvolver seus valores morais, a importância do cuidado e respeito consigo mesmo e ao próximo. Conhecendo, identificando e ampliando conceitos básicos sobre higiene, analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características e valores.
            Através da conscientização dos vários sentidos, visão, tato, olfato, paladar, audição e do fato de não termos todas as habilidades inatas já prontas, criando situações capazes de suprir as necessidades e superar as dificuldades. Descobrindo-se como indivíduo presente em sociedade, relacionando- se com outros indivíduos, identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características e valores de toda uma sociedade onde ele está inserido.
Segundo Piaget, Na fase dos sete aos onze anos elas estão na fase das operações concretas. As múltiplas inteligências já estão totalmente abertas, e lidam melhor com problemas e conseguem resolvê-los usando de raciocínio lógico, distinguem a realidade da fantasia. Porém, ainda não é adulta.
É nesta fase que a criança precisa de maior cuidado na alfabetização emocional. Avançam muito em pensamentos de moralidade, associado ao progresso cognitivo. Piaget acredita que o progresso cognitivo e o progresso moral andam juntos.
A fase dos seis aos doze anos é considerada de extrema importância, pois é nesta fase que á criança se estrutura o auto conceito (noção de quem somos e o que fazemos) e organiza mentalmente uma auto imagem negativa ou positiva. É nesta fase da construção da autoimagem que vão se encantar ou se entediar com a vida.
O próximo passo é o auto conceito definido progressivamente a comparação (o que é e o que gostaria de ser). Há uma preocupação com a alfabetização emocional, em desenvolver a autocompreensão, padrão de comportamentos socialmente aceitáveis.
É nessa fase que os temas transversais precisam ser efetivamente transformados em ação. Compreensão no uso de sua linguagem que continua a crescer aceleradamente nesta fase.
METODOLOGIA:
ü  Será realizado em sala de aula, cdominio gratisonversas informais enfatizando características físicas como o a de cor de olhos, cabelos, número de calçados, tamanho de roupa que usam idade, peso e altura. Será confeccionada uma tabela pelos próprios alunos, com o auxílio do Educador, onde irão relacionar os itens discutidos em sala de aula.
ü  Desenvolverão algumas dinâmicas a fim de reconhecimento das partes do corpo, como atividades físicas e motoras, que irão despertar a atenção, percepção, a coordenação e a lateralidade.
ü  Deverão realizar uma pesquisa sobre coordenação motora. Após ser realizada a dinâmica em sala, eles irão descrever em folhas á parte o que sentiram após cada atividade realizada, qual a sensação ou dificuldade que tiveram para executá-las.
ü  Deverão realizar uma pesquisa sobre higiene e cuidados básicos com a saúde. Após, será realizada uma conversa sobre esta pesquisa e qual importância de hábitos simples de higiene em suas rotinas diárias.
ü  Realizadas atividades em sala de aula como: cabra sega, percurso com olhos vendados; mímica; degustar com olhos vendados alguns alimentos (doce salgado, azedo, amargo); diferenciar cheiros como de alimentos, de perfumes, de plantas.
ü  E, em duplas irão ter a possibilidade de aprender a importância sobre os cinco sentidos, visão, audição, tato, olfato e paladar. E relatar por escrito à importância de cada atividade.
ü  Construção da tabela com características físicas dos alunos; trabalhando ao mesmo tempo com a interdisciplinaridade a linguagem e escrita; matemática (números e medidas); ciências; artes; Educação física.
AVALIAÇÃO:

Através das diversas áreas do conhecimento obtido com as atividades interdisciplinares realizadas durante todo o projeto, perceber se ocorreu alguma mudança no que diz respeito à conscientização e respeito pelas diversidades que os outros possuem. Passando a compreender o sentido das medidas e números, conscientizando-se das diferenças para aceitação e respeito.  Tanto consigo mesmo como com o outro. Seus hábitos de higiene básica diária á partir do projeto

Projeto desenvolvido por Fiona Teixeira

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