quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Trabalho com Sequência Didática utilizando Haicais


Modelo de Sequência Didática utilizando Haicais

Sequência Didática:
Objetivos:
ü  Apreciar o texto literário.
ü  Compreender a leitura poética, utilizando o haicai, para percepção desta leitura, separação das sílabas das palavras que compõe o haicai.
ü  Reconhecer as famílias silábicas e sua importância na leitura e em nossas vidas.
ü  Desenvolver atitude de preocupação com a escrita correta das palavras e sobre a significação das mesmas.
ü  Observar a regularidade.

Conteúdos: Escrita e comparação de haicais, estimulando a compreensão textual poética.
Público Alvo: Alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
Material necessário: Cópia dos textos que serão utilizados.
Desenvolvimento da Sequência Didática do trabalho com os Haicais:
1ª etapa: Selecionamos 3 haicais (haicais de primavera)

Da janela o azul
Na manhã de primavera
E os jatos e a lua

A tarde cai
No alto da árvore morta
Gorjeia o melro

Finda-se a estação
Um caracol adiantado
Anda no jardim



Inicialmente perguntaremos aos alunos se já ouviram falar do haicai, se sabem o que significa.
Em seguida explicaremos o que é o haicai de forma clara e simplificada. Haicai é um poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no século 20 e hoje conta com muitos praticantes e estudiosos brasileiros. No Japão e na maioria dos países do mundo, é conhecido como Haiku. No Brasil o Grêmio Haicai Ipê, é um grupo que se reúne desde 1987 para estudar e praticar esta forma poética. Ele nasce de uma cena.
Explicaremos as regras que compõe o haicai:
ü  O haicai clássico japonês obedece a quatro regras:
ü  Consiste em 17 sílabas japonesas, divididas em três versos de 5, 7 e 5 silabas, e não há necessidade de rima ou titulo.

ü  Contém alguma referência a natureza (diferente da natureza humana)

ü  Refere-se a um evento em particular (ou seja, não é uma generalização)

ü  Apresenta tal evento como “o que acontece agora”, ou seja sempre no presente.
2ª  etapa:
A seguir faremos a leitura do poema em voz alta para a sala. Pediremos que eles se separem em duplas, façam a leitura do poema e interpretação, afim de que percebam sua construção, sua forma de leitura diferenciada dos demais poemas. Após a explicação da composição do haicai e sua particularidade de números de silabas por linha, perguntaremos aos alunos se sabem diferenciar a sequência silábica e fazer a devida verificação. Feito isto daremos sequencia a atividade proposta que é a leitura e a separação de silabas de cada palavra, trabalhando as dificuldades de cada aluno, tanto na leitura quanto na interpretação.

3ª etapa:
Faremos um relato referente às discussões em sala de aula, onde colocaremos as observações de cada aluno quanto ao que interpretou, entendeu e as possíveis dificuldades encontradas.
Ouviremos suas opiniões a respeito do tipo de leitura, pois o haicai se lê de forma pausada diferente de um poema comum.

4ª etapa:
Como atividade extraclasse, pediremos aos alunos que conversem em casa sobre o haicai, com seus familiares e amigos, e pesquisem se eles já conhecem esse tipo de poema.
Os relatos dos alunos serão discutidos em sala de aula.

5ª etapa:
Será proposto aos alunos exercícios, onde iremos trabalhar a construção da escrita, a interpretação das palavras e do haicai como um todo, a dicção e a silabação. Atividades com as famílias silábicas, formação de palavras e leitura de textos, a fim de trabalhar as dificuldades daqueles que apresentarem atraso na compreensão.

6ª etapa:
Por fim faremos uma revisão geral das habilidades já vistas e das famílias silábicas para observar se os alunos aprenderam o conteúdo programado.

Avaliação
Será avaliado o desempenho dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas e
a capacidade de cada um de interpretação de textos.


Autor.: Valdinéia Teixeira (Fiona-Ideiaspedagógicas.blogspot)
Trabalho com Sequência didática realizado no dia 20/11/2012
Direitos autorais.: Valdinéia Teixeira - Blogspot

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

Postar um comentário